Muitos pessoas que possuem seu próprio negócio se perguntam:
Posso emitir boleto?
A resposta é sim você pode emitir seus boletos!
Fazer cobranças através de boleto é seguro, barato e fácil. Você precisa apenas de uma conta-corrente habilitada para emitir boletos. Isso é muito simples e rápido de fazer. Basta ir a uma agência do banco de sua preferência e abrir uma conta corrente (caso não tenha) e pedir para que o gerente habilite para cobrança bancária.
Pronto! Você já pode emitir boleto.
Para você que está começando seu próprio negócio e tem interesse em fazer cobrança através de boletos, iremos fazer uma breve abordagem de cobrança bancária.
Como funciona o boleto
O boleto bancário funciona da seguinte maneira: O beneficiário (sua empresa) emite o boleto e o envia para o pagador (seu cliente). O pagador pode pagar o boleto utilizando a linha digitável ou código de barras em qualquer agencia bancária, casa lotérica ou mesmo via internet.
Tipos de cobrança bancária
Atualmente temos a sem registro e a com registro
Cobrança sem registro:
Nessa cobrança, você emite o boleto e o envia para o pagador pagar. Não há registro no banco sobre o boleto emitido. O banco só ficará sabendo da existência do boleto quando ele for pago. A vantagem é que você não paga taxa para emitir, só paga uma pequena taxa quando o boleto for credito em sua conta.
OBS: Por determinação do banco central, até o final de 2016 a cobrança sem registro será desativada e todos devem migrar para a cobrança com registro.
Cobrança registrada:
Quando você emite seus boletos com carteira registrada, deve enviar um arquivo de remessa ao banco. Este arquivo serve para registrar os boletos emitidos no banco. O banco pode automaticamente envia para protesto, caso o beneficiário autorize. Normalmente o banco cobra uma taxa por boleto emitido. Informe-se com o seu gerente sobre as taxas cobrados no registro e na compensação do boleto.
Quando você pede para o gerente habilitar a sua conta, ele vai habilitar a carteira registrada, já que a carteira sem registro não é mais habilitada para novos clientes.
Porque o banco só habilita a carteira registrada
A carteira registra oferece mais segurança, tanto para quem gera o boleto como para quem paga, porque o boleto uma vez emitido é nescessario enviar ao banco o arquivo remessa, que contém todos os dados de quem gerou o boleto e de quem vai pagar, tornando todo o processo mais trasparente e evitando fraldes nos boletos.
Tipos de boletos
Existem três tipos de boletos. Boletos avulsos, boleto em formato carnê e carnê simples.
Boleto avulso:
São boletos mais comuns. Usados para fazer cobranças diversas. Por exemplo: Uma escola pode usar boleto avulso para cobrar a matricula ou material didático.
Boleto em formato carnê:
Ideal para que cobra mensalidades. Utilizando este tipo de boleto você economiza tempo e dinheiro. Pois é possível gerar todas as mensalidades e enviar para o cliente pagando apenas uma postagem. Este tipo de boleto deve ser pago em qualquer agência bancária.
Carnê simples:
Se você ainda não tem uma conta corrente, pode utilizar o carnê simples. Este carnê para ser pago no próprio estabelecimento.
Gerando o boleto
Agora você precisa de software que faz tudo isso de forma rápida, simples e segura. Apresentaremos o sistema de boleto chamado “Boleto Fast” que tem como destaque os principais recursos:
-
Geração de Carnê Boleto, Carnê Simples e Boleto Avulso;
Controle de boletos por status de pagamento;
Relatórios dos boletos/parcelas pagas, clientes em atraso e outros;
Importação de dados via arquivo de texto ou Excel;
Exporta boleto/carnê em PDF;
Envia boleto por e-mail,
Faz backup da base de dados.